A evolução tecnológica vem trazendo diversas vantagens para o dia a dia das pessoas, inclusive para as empresas e suas obrigações fiscais. Muitas tarefas que levavam horas para serem concluídas e as vezes com alguns erros terríveis, hoje são feitas rapidamente. Como baixar o arquivo XML da NF-e, feita pelo ColetaXML de forma automática, com muito mais segurança na armazenagem e mais simples em sua busca e consulta.
Como você faz o processo em sua empresa? Conheça suas funcionalidades, como baixar o arquivo XML e pontos importantes em nosso texto!
Funcionalidade do Arquivo XML
O XML é o modelo utilizado para registrar os dados da nota fiscal eletrônica e seu layout é padrão em todo o Brasil, respeitando os antigos modelos de escrituração fiscal, com o acréscimo de grandes melhorias para o maior controle das operações comerciais de produto ou serviço.
Além de seu download, é necessário também utilizar um programa próprio para abrir e fazer a leitura desse formato, disponibilizado pela Receita Federal.
Para fazer o acesso é preciso esperar o envio do e-mail do fornecedor. Se você tiver apenas o DANFE online, em PDF ou impresso, terá que entrar no Portal da Nota Fiscal Eletrônica e digitar a chave de acesso composta por 44 números, o código de verificação e utilizar o Certificado Digital do empreendimento para baixar.
Como baixar o Arquivo XML
Direto do Sefaz
O Sefaz, além de disponibilizar consulta de nota fiscal, permite baixar o arquivo XML. Para isso, é necessário acessar o portal do seu estado, fazer o login com a chave de acesso da nota e possuir o certificado digital cadastrado.
Durante o processo você terá que digitar o código de CAPTCHA – para comprovar não ser um robô, sendo permitido fazer o download de cada nota por vez, tornando a atividade demorada e muito menos eficiente.
ColetaXML
Com o ColetaXML todo esse processo é facilitado, em um clique você faz o download direto do Sefaz e armazena todos XML das NF e conhecimentos de frete recebidas. Nunca foi tão simples e rápido ter todo o armazenamento e gerenciamento dos XML das NF-e e CT-e emitidos para o seu CNPJ, de forma automatizada e segura, gerando redução de custos e de tempo para as empresas.
IMPORTANTE
Lembre-se que segundo a norma brasileira a nota fiscal eletrônica deve ser armazenada obrigatoriamente por no mínimo 5 anos, podendo ocorrer fiscalização a qualquer momento. E essa tarefa é de responsabilidade das empresas, podendo gerar multas caso não seja feito da maneira correta.
Ficou claro como baixar o arquivo XML de forma prática e com muito mais agilidade? Com o ColetaXML você terá muito mais tempo para focar em seu negócio, sem se preocupar com o arquivamento das notas. Teste na prática o sistema.