A emissão de notas fiscais frias é um crime muito comum e que pode trazer repercussões negativas até mesmo para quem não tem nada a ver com o assunto.
Além de ser responsável pela sonegação de bilhões em impostos anualmente, as notas fiscais frias ainda pode afetar a sua empresa, caso você não tome as devidas precauções.
Portanto, neste artigo vamos abordar o que são as notas fiscais frias e como a sua empresa pode se proteger deste tipo de fraude.
O que são notas fiscais frias?
Sempre que uma venda de um produto acontece, ou um serviço é prestado, é preciso gerar um documento fiscal. Esta nota oficializa a transação de compra, venda ou prestação do serviço para finalidades fiscais.
Apesar dos benefícios trazidos pelas notas fiscais eletrônicas, algumas empresas se aproveitam de algumas particularidades para emissão de notas fiscais frias.
Estas empresas acabam emitindo notas fiscais falsas. Este tipo de fraude é utilizada, por exemplo, para lavar dinheiro, sonegar impostos, transferir créditos de ICMS, entre outros crimes.
Para se ter uma ideia, este tipo de fraude com notas fiscais frias acontece em todo o Brasil. De acordo com a Secretaria da Fazenda de São Paulo, a operação Quebra Gelo, conflagrada em 2018, apontou que algumas empresas podem ter emitido mais de R$ 320 milhões em notas falsas entre 2015 e 2017.
Porém, este problema não diz respeito apenas ao Fisco de cada Estado e não afeta apenas a arrecadação de impostos. Empresas que recebem notas fiscais frias também podem ser autuadas pelo Fisco e receber algumas sanções.
O problema é que isso pode acontecer sem nem mesmo a empresa saber que está sendo vítima de fraude. Isso porque as notas falsas muitas vezes são emitidas para CNPJs aleatórios.
E isso pode afetar a sua empresa. Por exemplo, imagine que uma nota fiscal seja emitida contra o seu CNPJ sem o seu conhecimento.
Esta operação é registrada como real. Porém, como o serviço nunca ocorreu realmente sua empresa não recolhe os tributos e pode ter problemas futuros futuros com o Fisco.
Felizmente existem algumas soluções que garantem que sua empresa não tenham problemas com notas fiscais frias.
Como proteger a empresa contra fraude com notas fiscais?
Quantas vezes você adquiriu um produto do seu fornecedor e a nota fiscal nunca foi enviada? Este tipo de situação é muito comum e, quando acontece, precisamos entrar em contato para que a nota seja encaminhada.
É possível fazer o download das notas fiscais pelo site da Sefaz. Porém, para isso, é preciso possuir a chave de acesso. Porém, quando sua empresa é vítima de fraude com notas fiscais, você não terá este código, não é mesmo?
Uma solução simples, rápida e barata para evitar qualquer tipo de fraude com notas fiscais é utilizar o Coleta XML para fazer a busca automática de todas as notas fiscais emitidas contra o seu CNPJ.
Assim, é possível identificar se algum destes documentos é falso e informar a Receita Federal de que a operação nunca ocorreu. Este tipo de ação é chamada de manifestação do destinatário e livra sua empresa de qualquer penalidade que possa vir a ocorrer.
Ao utilizar o Coleta XML para fazer este tipo de busca, por exemplo, é possível identificar todas as notas fiscais em poucos minutos, agilizando a gestão das notas fiscais da sua empresa.
Conheça mais sobre o Coleta XML e solicite um teste gratuito da ferramenta.