O Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) é um importante documento fiscal, que contém as principais informações da NF-e e deve acompanhar o frete da mercadoria. Porém, em alguns casos é necessário baixar o Danfe online. Neste post vamos mostrar como fazer isso.
Mas primeiro, precisamos compreender o que é a Danfe. De acordo com a Receita Federal, o Danfe é uma representação gráfica da Nota Fiscal.
Ele tem como função principal acompanhar a mercadoria em trânsito, colher a assinatura do destinatário para comprovação da entrega da mercadoria, auxiliar na escrituração da operação e conter a chave numérica para consultas da nota fiscal eletrônica completa.
Como a Danfe possui apenas alguns dados, ela não substitui a Nota Fiscal. Portanto, de nada adianta armazenar apenas a Danfe e não tomar os devidos cuidados com os arquivos XML da NF-e, estes sim, que possuem validade no caso de serem solicitados por parte do Fisco.
Porém, algumas vezes, perdemos o Documento Auxiliar e para fins de controle interno e contábil, é preciso baixar o Danfe online. Para isso, existem algumas opções que podem ser utilizadas.
Como baixar o Danfe online gratuitamente
Anteriormente era possível utilizar alguns sites que geravam este documento online gratuitamente a partir da chave de acesso. Porém, desde 2019, a partir dos ajustes 16/17 e 17/18 é preciso utilizar o certificado digital da empresa.
Ainda é possível utilizar o site do SEFAZ e fazer a busca pela plataforma do governo. Vamos ao passo a passo:
1 – Acesse o site do Sefaz e acesse o menu Serviços e depois a página Consultar Resumo da NF-e.
2 – Digite a chave de acesso de 44 dígitos da NF-e
3 – Marque a opção não sou um robô e digite o código de segurança que aparece na página para evitar buscas automáticas por robôs.
Importante ressaltar que utilizando esta opção é preciso possuir o certificado digital da sua empresa.
Consultar e baixar o DANFE sem chave de acesso
A opção anterior é gratuita, porém, é preciso fazer a busca manual por cada documento e ainda digitar o código de 44 dígitos de cada nota, o que torna inviável caso precisamos fazer diversas buscas no sistema.
Além disso, muitas vezes não temos o documento original e não possuímos o código para consulta das notas fiscais. Neste caso, existe uma solução prática e que faz a consulta automática de todas as notas fiscais emitidas contra o CNPJ da sua empresa e baixar o Danfe online. Isso poupa muito tempo que pode ser utilizado para outra atividades do seu negócio.
Além disso, também pode monitorar eventual utilização do seu CNPJ de forma indevida.
Com um sistema como o Coleta XML, por exemplo, é possível, com apenas um clique, consultar todas as notas fiscais emitidas contra a sua empresa. Além disso, é possível gerar e imprimir o DANFE, armazenar o XML da Nota Fiscal e ficar e evitar preocupações com o Fisco.
Que tal conhecer o Coleta XML e fazer um teste gratuito? Clique aqui e cadastre-se.